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 [Gizmodo/Kotaku] Pirataria não é algo tão ruim assim

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Paulo "vincent"
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MensagemAssunto: [Gizmodo/Kotaku] Pirataria não é algo tão ruim assim   [Gizmodo/Kotaku] Pirataria não é algo tão ruim assim Icon_minitimeDom maio 09, 2010 4:09 pm

achei o post no Gizmodoquando ja tava traduzindo do kotaku
enfim leiam ai
Citação :
[Gizmodo/Kotaku] Pirataria não é algo tão ruim assim Flickr_piratas2
É normal muitos de nós brasileiros relevarmos a pirataria argumentando que o preço dos jogos em relação à nossa renda per capita é absurdo - e que piratear algo não é automaticamente uma venda perdida, já que quem o faz não é necessariamente um consumidor em potencial. O difícil é achar gente "séria", dentro da indústria que concorde comigo. David Rosen, da Wolfire Games, acha que há choro demais de fabricantes em relação aos piratas e que o problema da pirataria não é tão terrível, como ele explica com muitos números e argumentos.

A Wolfire Games, produtora de Rosen, é a mesma que promoveu a The Humble Indie Bundle e parece estar achando maneiras diferentes de ganhar dinheiro mesmo com quem não tem muita grana para comprar jogos. Em um recente post do seu blog, reproduzido pelo Kotaku, ele afirma que o problema da pirataria é visto - e calculado - de maneira errônea:
Citação :

“Nós temos ouvido muito sobre pirataria de jogos recentemente, com grandes desenvolvedores empurrando aos seus usuários sistemas de DRM que só permitem jogar se conectado a internet e pondo a culpa do declínio da venda de seus jogos de PC, totalmente na distribuição ilegal. Eu não estou questionando o fato de a pirataria ser algo comum, já que mesmo desenvolvedores independentes, honestos e que não usam DRM como 2DBoy reportam uma taxa de 90% de downloads como sendo ilícitos. Eu estou questionando apenas o que isso significa. Quanto de lucro os desenvolvedores estão realmente perdendo?

O pensamento comum da indústria é que os desenvolvedores estão perdendo 90% do seu lucro. Ou seja, que os usuários ilegais teriam comprado cada cópia do jogo que baixaram. Eu sei por experiência própria que isso não é possível – a maioria dos piratas que eu conheci baixou softwares suficientes para extrapolar todo o dinheiro que eles poderiam ganhar ao longo de sua vida, caso tivessem pagado por eles. Um palpite mais plausível (mas ainda assim extremamente otimista) é que se a pirataria parasse, um pirata comum se comportaria como um consumidor comum.

Isso significa que para calcular o pior cenário de quanto dinheiro é perdido, nós temos que descobrir que porcentagem do público-alvo consiste de usuários ilegais. Por exemplo, se 50% do mercado é feito de consumidores de pirataria, isso significa que possivelmente você perdeu 50% da sua receita. Então como calculamos que porcentagem do mercado é feita de consumidores de pirataria? Simplesmente ficamos com os 90% que baixaram o jogo ilegalmente?”


Um exemplo bem prático: quantos de vocês que piratearam jogos de Wii, por exemplo, de fato terminaram o jogo? Ou simplesmente jogaram a primeira meia hora, acharam engraçadinho e nunca mais tocaram no dito cujo? Vocês fariam isso se tivessem pago por esse jogo?

A hipótese mais provável é que sequer comprariam de fato, que no máximo alugaria esse jogo se não tivesse nada melhor na locadora ou talvez pra mostrar pros seus avôs. Mas você nem sequer é o público-alvo daquele jogo e só achou engraçado ficar rebolando na frente da TV com a família. Claro que não seria tão engraçado se você tivesse pagado 200 reais por ele.
[Gizmodo/Kotaku] Pirataria não é algo tão ruim assim Torrents

Pirataria de jogos para PC
Citação :

Isso também se aplica aos jogadores da plataforma PC (Windows/Mac/Linux)? Muitos desenvolvedores de jogos de PC descobrem que cerca de 90% dos seus usuários estão rodando cópias ilegais – isso significa que a pirataria está matando jogos de PC? Vamos tentar pensar em outra explicação e verificar se essas estatísticas são possíveis mesmo se levarmos em conta que apenas 20% dos usuários da plataforma no mundo inteiro são usuários piratas.

Um PC gamer comum compra apenas cerca de três jogos por ano e os joga por um longo período de tempo. Eu compro muito mais que isso, e você provavelmente também, mas novamente, nós não somos jogadores comuns! Em contrapartida, piratas de jogos podem fazer download de um novo jogo a cada poucos dias, baixando um total de cerca de 125 jogos por ano. Sendo assim, cada jogo contaria com cerca de 90% de taxa de downloads ilegais, mesmo que apenas 20% dos jogadores fossem piratas.

Esses números são precisos? A NPD recentemente fez uma pesquisa anônima constatando que apenas 4% dos jogadores de PC nos Estados Unidos admitem que usam jogos piratas, um número que é comparável às estatísticas de pirataria do Xbox 360. Entretanto, levando em conta que a pirataria é inversamente proporcional ao PIB per capita, nós podemos esperar que os níveis de downloads ilícitos sejam dramaticamente maiores em lugares como Rússia, China e Índia, aumentando a média mundial em, digamos 20%.

Isso significa que se todos os usuários ilegais fossem comprar tantos jogos quanto o consumidor normal, então os desenvolvedores perderiam 20% de sua receita para a pirataria.


Quanto mais pobre o país, mais se pirateia. Pode parecer óbvio, mas quantos desenvolvedores chegaram a essa conclusão? Normalmente a conclusão é: enquanto existirem piratas, estamos perdendo dinheiro, então precisamos combater isso não importa como! E quando acabarmos com os piratas, vamos proibir a revenda de jogos usados!
(Oi, tudo bem com você, Sony?)

Quem pirateia não necessariamente vai comprar o jogo (exceto talvez aqueles que pirateiam com a desculpa de testar antes de comprar), então bloquear cópias piratas não significa de maneira alguma aumentar as vendas. Apesar de que eu sempre imagino um desenvolvedor sentado numa cadeira soltando risadas malignas sempre que um monte de usuários é banido da Live...

Mas essa talvez seja uma boa forma de inibir a pirataria. Quer baixar seus jogos de X360 da internet e ainda jogar o multiplayer online? Então tá, mas saiba que isso pode lhe custar o acesso a Live, seu gamescore e até mesmo a opção de instalar jogos no seu HD. Uma atitude radical? Talvez, mas que não deixa de ser justa.
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MensagemAssunto: Re: [Gizmodo/Kotaku] Pirataria não é algo tão ruim assim   [Gizmodo/Kotaku] Pirataria não é algo tão ruim assim Icon_minitimeDom maio 09, 2010 8:54 pm

injusto mesmo é o usuario comum (população geral) é pagar 500 reais ou mais em um jogo que vc termina em 36 horas, mais ou menos, e (que no caso foi os ps2) ter graficos do CU.... e muitos que não tem nenhuma logica com a realidade, que muitos jogadores buscam....

agora saem jogos da ps3... que custam o mesmo preço dos do play2 ou um pouco mais... nós sabemos que os graficos não tem defeitos, ou deviam ser... mas, compramos 1 jogo pra zerar em um dia??? coisa muito chata........
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