IFC - Ciências da computação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IFC - Ciências da computação

Fórum do curso de ciências da computação do IFC de Rio do Sul - SC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarCALENDÁRIO CC

 

 [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Paulo "vincent"
Admin
Paulo


Mensagens : 163
Pontos : 348
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 33
Localização : Rio do sul - SC

[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Empty
MensagemAssunto: [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC   [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Icon_minitimeSex Mar 26, 2010 4:16 pm

Citação :
Se você comprou um desktop, laptop ou netbook que veio com Windows, mas decidiu usar somente outro sistema operacional, dá pra receber de volta o dinheiro que você pagou pelo Windows. Afinal, você pagou por ele: o preço do Windows está embutido no preço total do computador. O analista de sistemas Otto Teixeira dá algumas dicas de como fazer isto — não é trivial, mas vale a pena.

Otto é analista de sistemas e mora na Bahia. Ele relatou a experiência dele em seu blog e em entrevista à Info.

Ele comprou um netbook Lenovo IdeaPad s10e com Windows XP (segundo ele, a Lenovo não vende PCs sem Windows). Mas ele não via necessidade no XP: primeiro, porque ele usa Linux há três anos; segundo, porque ele já tem uma licença acadêmica do Windows XP, então seria bobagem pagar por outra.

Inspirado por relatos na internet de pessoas que conseguiram reembolso com o fabricante, ele decidiu fazer o mesmo. E a lei estava do lado dele: no Brasil (assim como em vários países) é proibida a venda casada; além disso, o contrato de uso do Windows é claro:
Citação :

Caso você não esteja de acordo [com os termos do Windows] não instale, copie ou utilize o software; você poderá devolvê-lo ao estabelecimento em que o adquiriu para obter reembolso total.

Então, em 22 de fevereiro, ele começou uma série de ligações para o atendimento ao consumidor da Lenovo. Algo irritante, como vocês podem imaginar, principalmente porque eles ajudaram pouco e passaram informações equivocadas. Otto disse à Info que:

Citação :

Uma das atendentes me disse que eu não havia pago pela licença, que esse custo era da Lenovo. Mas a melhor com certeza foi uma resposta dada por e-mail, que afirmava que a mensagem de reembolso deveria ser algum tipo de erro do sistema operacional.

Depois de várias ligações sem resultado com atendentes, ele pediu ajuda ao Procon. O Otto não entrou com ação formal, mas o Procon passou para ele contatos da área de satisfação do cliente da Lenovo. Aí a coisa andou: em 19 de março, dez dias após falar "com as pessoas certas", ele recebeu o dinheiro do Windows XP de volta na conta dele — 229 reais. Otto diz ter ficado surpreso: esse valor é maior do que outros relatam ter conseguido de reembolso para o Windows Vista.

Foram 25 dias entre o início das ligações com atendentes até o dinheiro cair na conta. Será que vale a pena ter tanto trabalho para receber o dinheiro do Windows de volta? Segundo Otto, ele não teve tanto trabalho assim:

Citação :

Bem, apesar da demora, o processo não foi tão cansativo quanto parece. Boa parte desse mês de "luta" eu fiquei apenas esperando, sem estar constantemente explicando o problema ou sendo transferido entre os atendentes. Mas sim, houve momentos em que pensei se valia a pena o estresse, pois eu nem mesmo sabia de quando seria o reembolso, já que o Windows não estava descrito na nota fiscal.

A gente pode aprender com a experiência do Otto: se você comprou um PC com Windows já pensando em desinstalá-lo, recuse a licença de uso e não faça a ativação do sistema operacional, senão você não pode exigir reembolso. Depois procure relatos de outras pessoas que conseguiram o dinheiro de volta, para saber como proceder — o Otto lista algumas fontes no blog dele — e siga os conselhos. Entre em contato com o atendimento ao cliente (dependendo da fabricante, eles podem ajudar). Se isto não der certo, é hora de procurar contatos mais prestativos dentro da empresa. Você também precisa ter paciência e perseverança, já que o processo pode demorar várias semanas.

Mas, no fim, vale a pena: você vai curtir algum dos sabores do Linux no seu computador novinho, tendo pago um preço justo — com o reembolso, o IdeaPad saiu por menos de R$550. Em um país onde netbooks custam caro demais, esta é uma bela conquista. [Otto Teixeira via Info; Gizmodo]
Ir para o topo Ir para baixo
https://ccifet.forumeiros.com
Diogo Marconatto

Diogo Marconatto


Mensagens : 166
Pontos : 196
Data de inscrição : 24/02/2010
Idade : 32
Localização : IFET DE CIMA

[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Empty
MensagemAssunto: Re: [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC   [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Icon_minitimeSex Mar 26, 2010 6:13 pm

pra falar a verdade, valeu a pena fazer as ligações pra ganhar os 300 reais....

o windows é útil até quando começa a pedir atualizações, ou seja, pedindo uma pequena carga de vírus que acabam prejudicando o computador... e todos que gostam de seus computadores, tentam evitar os estragos que custam as vezes bem mais que os ditos 300 reais..
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3168108625676587192
Paulo "vincent"
Admin
Paulo


Mensagens : 163
Pontos : 348
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 33
Localização : Rio do sul - SC

[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Empty
MensagemAssunto: Re: [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC   [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Icon_minitimeSex Mar 26, 2010 6:15 pm

a primeira coisa que faço ao tocar em um windows é desativar as atualizações avisos e firewalls
ai sim me sinto seguro '-'
Ir para o topo Ir para baixo
https://ccifet.forumeiros.com
Diogo Marconatto

Diogo Marconatto


Mensagens : 166
Pontos : 196
Data de inscrição : 24/02/2010
Idade : 32
Localização : IFET DE CIMA

[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Empty
MensagemAssunto: Re: [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC   [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Icon_minitimeSex Mar 26, 2010 6:21 pm

a primeira coisa que eu faço quando ligo um windows é Alt+F4+Enter...
assim eu também me sinto seguro...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3168108625676587192
RuanMontibeller

RuanMontibeller


Mensagens : 65
Pontos : 90
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 32
Localização : Rio do Sul/SC

[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Empty
MensagemAssunto: Re: [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC   [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Icon_minitimeSeg Mar 29, 2010 2:59 pm

será que eu consigo reenbolso no meu pc e 10 anos lá ainda???
heuauehuuhuea
cara....mais uns anos e eu vo pode vende aquilo como relíquia no e-bay Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
alison

alison


Mensagens : 19
Pontos : 19
Data de inscrição : 11/03/2010

[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Empty
MensagemAssunto: Re: [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC   [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Icon_minitimeTer Mar 30, 2010 6:06 pm

hehehe vo reembolsa o meu, ai eu ponho um pirata...
brincks ja que sou obrigado a usa o windows(gamer) prefiro um original mesmo
e sobre segurança, qualquer sistema operacioanal nas mãos de um noob ja é falta de segurança, a solução é n ser noob =D
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Empty
MensagemAssunto: Re: [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC   [Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Gizmodo] Como conseguir reembolso do windows que vem com seu PC
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Se a propaganda do windows 7 fosse real...
» [Gizmodo] O que é a Google TV?
» [Gizmodo] HP compra Palm
» [Gizmodo] videogame pode ser doença sim
» [gizmodo] Lixo eletronico no brasil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
IFC - Ciências da computação :: Geral :: Off-topic e diversão :: Web NEWS-
Ir para: